Home | Bio Educação Atuação Prêmios Palestras Arte Publicações | Contato

Trabalhos de arte de Martha Gabriel

| Exposições | Artworks |

 

Crystal Ball

Dec.2009 – “Crystal Ball” – Description in English: Crystal Ball is an interactive artwork that shows the trending topics in Twitter like images in a crystal ball. The TT are converted in images using Google Images, in a way that the network is interpretating itself.

The work is a transmediatic piece where the interactions happen via mobile devices and also in a touch screen, where people can interact with the crystal ball, the trending topics and the images. The work was created in 2009 for MobileFest Brazil and has been exhibited in several international events.


Crystal Ball

www.crystalball.art.br
digital interactive mobile on-line art
video online – http://goo.gl/7KJqH 

Martha Gabriel, 2009

Foto da instalação do trabalho Crystal Ball no MIS Museu da Imagem e do Som, São Paulo, nov.2009

Crystal Ball é um trabalho de arte interativa que funciona como uma bola de cristal de visualização das principais tendências em cada momento no mundo, que emerge da rede social presencial Twitter. Por meio dos Trending Topics (TT) do Twitter, traduzidos em imagens (via Google Images), o Crystal Ball permite ver e interagir com o que está impactando o planeta em tempo real.

Conforme os Trending Topics mudam, o Crystal Ball muda também, em tempo real. As imagens referentes às 10 TTs mundiais são mostradas por toda a superfície da bola de cristal e ao seu redor são apresentados os posts no Twitter que usam a hashtag #crystalball. Quando o interator clica em uma determinada imagem  na superfície da bola, referente a um TT, essa imagem passa a ocupar a bola inteira e ao seu redor são apresentadas as mensagens que estão sendo postadas no Twitter referente àquela tendência (trending topic – TT).

As pessoas podem enviar postar mensagens no Twitter  para interagir com o trabalho usando a hashtag #crystalball – essas mensagens aparecem ao redor da bola de cristal e a velocidade com a qual essas mensagens são enviadas determina a cor de fundo da tela (inicialmente é preta).

Uma das intenções desse trabalho é causar reflexão sobre o fato de que as pessoas afetam o mundo com suas pequenas ações individuais, quer estejam cientes disso ou não, como os pequenos posts de 140 caracteres no Twitter. Por outro lado, as pessoas podem intencionalmente enviar mensagens para o trabalho, afetando-o imediatamente por meio da hashtag #crystalball – nesse sentido, a outra intenção desse trabalho é causar reflexão sobre a intencionalidade das nossas ações e como elas afetam o mundo.

Em outras palavras, o trabalho Crystal Ball pretende causar reflexões e questionamentos sobre os papéis que temos no mundo – algumas vezes intencionais, outras vezes involuntários – buscando criar consciência de uma maneira poética, mostrando que independentemente estarmos cientes ou não, estamos sempre afetando o mundo com as nossas mínimas ações.

Como sistema,  o Crystal Ball permite a visualização da rede interpretada por si mesma (Google interpretando os TT do Twitter que interpreta o que emerge nos posts da rede), onde a ação de cada ator afeta o todo e vice-versa.

exposições

análise crítica

Crystal Ball foi lançado no Mobilefest 2009 em São Paulo. Desde o seu lançamento, o trabalho tem sido convidado para exposições no Brasil e no exterior. Em 2009, apLucia Santaella escreveu sobre o trabalho:

“Além de funcionar como uma metáfora lúcida e reflexiva das redes, essa obra coloca agudamente o dedo no vortex do furacão: a vertigem do viver contemporâneo numa pílula instantânea do acaso e do tempo.”

Imagem: Screenshot do Crystal Ball carregando as imagens das trends.

Imagens: Screenshot da tela de interação (no topo) e screenshots das telas com uma imagem de trending topic e suas mensagens no Twitter.