Home | Bio Educação Atuação Prêmios Palestras Arte Publicações | Contato

Trabalhos de arte de Martha Gabriel

| Exposições | Artworks |

 

iFlux

iFlux – é uma arte sistêmica, interativa e dinâmica que trabalha com fluxos de informações de diferentes naturezas. Inicialmente, representa a visualização de dados recolhidos do ambiente em que está abrigada — o prédio do Itaú Cultural, na Av Paulista em São Paulo.


iFlux

digital interactive mobile art

Artwork: Martha Gabriel & Silvia Laurentiz
Som: Fernando Iazzetta 

O coração do sistema está localizado em uma instalação criada para a Bienal de Arte e Tecnologia, Emoção Art.Ficial 2012 — essa instalação age como o hub central para as interações dos fluxos daquele ambiente. O sistema evolui através de estados locais (fluxos de pessoas e interações no Twitter) e o diálogo e translações dos dados do edifício (temperatura, umidade, etc.) a partir de diferentes modos de interação. Cada tipo de dado é representado por um como uma constante chuva projetada na parede da instalação e agirá sobre uma ‘criatura’, uma espécie de regulador do ecossistema. Conforme os dados variam, eles afetam a criatura, o iFlux, que representa a vida artificial do edifício em que está instalada.

A criatura possui um perfil no Twitter, @i_Flux, que quando seguido ou mencionado, gera fluxos digitais que também afetam o sistema. O perfil tuita constantemente os fluxos e o status de vida do sitema.

Para interagir com o trabalho remotamente, basta enviar mensagens ou citar o @i_Flux no Twitter. As demais interações só podem ser experimentadas na instalação durante o Emoção Art.Ficial.

Imagem: Screenshot do trabalho iFlux

exposições

Agradecimento: Liquid Journey