LIVROS

Home > Livros > Você, Eu e os Robôs – Pequeno manual do mundo digital

Você, Eu e os Robôs – Pequeno manual do mundo digital

— Martha Gabriel. Ed Atlas, 2017


Você, Eu e os Robôs, livro por Martha Gabriel

O livro “VOCÊ, EU e os ROBÔS: pequeno manual do mundo digital” é um guia de sobrevivência para que qualquer pessoa consiga compreender a Revolução Digital que vivemos e os seus impactos na humanidade, nas suas mais diversas dimensões — como biológica, social, econômica —, nos auxiliando a caminhar pela principal transformação humana desde o surgimento do Homo Sapiens.

Escrito em linguagem simples e objetiva, o livro parte das questões sociais e valores essenciais que requerem atenção urgente nesse cenário tecnológico fervilhante, para, a seguir, nos conduzir às discussões sobre o estado da arte da transformação tecnológica no planeta, concluindo com tendências e cenários possíveis e prováveis para a nossa evolução e vislumbre de um futuro próximo. Assim, temas como o trabalho, educação, privacidade, ética, filtros, pós-verdade, fake news, pensamento crítico, criatividade, inteligência artificial, robótica, convívio homem-máquina, entre outros, permeiam a obra.

Veja os depoimentos de quem já leu:

“Com passos serenos e firmes, sem paixões descabidas, sem temperos salvacionistas ou catastrofistas, no equilíbrio das inevitáveis tensões, Martha Gabriel vai introduzindo o leitor pelos meandros dos temas e conceitos mais atuais que afetam a vida social, cultural e psíquica dos seres humanos no planeta. Não há um só tema e um só conceito relativos às tecnologias digitais — temas que hoje estão emergindo em livros, ensaios, artigos em periódicos, revistas e sites da internet — que estejam faltando neste livro, um verdadeiro compêndio explicitador, no sentido de trazer à tona e à luz questões a que não podemos nos furtar devido ao fato muito evidente de que elas atravessam, mesmo que à nossa revelia, nossas mentes e corpos crescentemente híbridos entre a carne e o algoritmo.”

— Lucia Santaella, no prefácio do livro

“O livro reúne não uma árvore do conhecimento, mas uma floresta inteira de sistemas, plataformas e ferramentas tecnológicas, encadeadas e devidamente decodificadas. Do singelo mobile ao complexo blockchain. Dos usuais e cuti-cuti Snapchats, Facebooks, WhatsApps e tantas outras redes dentro da rede, à complexa web semântica. Do Big Data ao 3D Printing. Da hiperconectividade a ubiquidade da Internet das Coisas. E muito mais. Mas é quando Martha introduz o tema da interação exponencial homem-máquina (a Exponencialidade, que acelerou o ritmo de tudo, e vai seguir acelerando mais e mais) que o bicho começa a pegar. A partir da Inteligência Artificial, ela nos faz enveredar por uma trajetória inquietante, que desagua no cibridismo e, finalmente, na Singularidade.”

— Pyr Marcondes, na apresentação do livro