Martha Gabriel fala sobre tecnologia e educação na Era Digital à Revista TecEduc

Websérie “Caminhos da Inovação” apresenta sete visões de futuro
5 de abril de 2016
Martha Gabriel aborda relação da aprendizagem ativa com a tecnologia
3 de maio de 2016

Publicado em 3 de maio de 2016

TecEduc-pt1

Apresentamos uma série de matérias especiais com os principais temas da atualidade sobre tecnologia e educação, comentados pela renomada consultora Martha Gabriel

Conseguir entrevistar especialistas da área de tecnologia e educação logo no início do ano letivo é uma missão quase impossível. Mas especialmente para você, leitor da TecEduc, preparamos uma série exclusiva com conteúdos de tirar o fôlego: #MarthaGabrielNaTecEduc! Sim, ela reservou um espaço em sua concorrida agenda como consultora e palestrante para abordar os principais temas da Era Digital.

Inovação como palavra-chave
Para iniciar a série, ela aborda o principal combustível do educador frente à revolução digital que vivemos hoje: a inovação. Contando com grande familiaridade sobre o assunto, que é seu principal tema de estudo, Martha Gabriel fala sobre como as inovações estão influenciando a vida dos estudantes e educadores. Confira!

“A educação, de maneira geral, está sofrendo um processo de disrupção em função da disseminação e penetração das tecnologias no cotidiano das pessoas. Em outras palavras, as tecnologias (principalmente, as digitais) estão transformando o modo como as pessoas aprendem, mudando o processo de cognição: mobilidade, fragmentação dos conteúdos e plataformas, sobrecarga informacional, tempo real, interatividade, disponibilidade 24×7, etc. Além disso, as tecnologias estão também modificando o mercado e o processo de trabalho. Dessa forma, se o mercado de trabalho passa a requerer novas habilidades e se o processo de aprendizagem humana mudou, é preciso que a educação mude também para acompanhar e atender a essas novas demandas disruptivas. A única forma de fazer isso é por meio de processos inovadores – as soluções antigas não conseguem mais resolver esses problemas novos, e, assim, precisamos de criatividade para inovar na educação de modo que ela possibilite a formação de seres humanos íntegros e preparados para o ambiente em transformação em que estão inseridos.”

E você, educador, como contempla a inovação em sua prática pedagógica? Acompanhe nas próximas semanas os principais temas sobre tecnologia e educação sendo comentados pela consultora, na série #MarthaGabrielNaTecEduc.

Mais da série #MarthaGabrielNaTecEduc:
Parte 1: Martha Gabriel fala sobre tecnologia e educação na Era Digital à Revista TecEduc
Parte 2: Martha Gabriel aborda relação da aprendizagem ativa com a tecnologia
Parte 3: A importância do Big Data no Ensino Adaptativo segundo Martha Gabriel
Parte 4: Martha Gabriel dá dicas para uso da tecnologia na educação

* Artigo originalmente publicado na revista TecEduc do Positivo em 25/02/2016: http://www.positivoteceduc.com.br/em-pauta/martha-gabriel-tecnologia-e-educacao-teceduc/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *