Apr.2010 – Mobile Quest foi uma obra de arte interativa, cuja experiência principal se deu durante a corrida no SESC São Carlos em 25/abr/2010. A imagem espiral resultante é a síntese, em forma poética, da experiência vivida naquele dia. A participação durante a corrida foi intensa e a imagem espiral contemplativa, tem sido apresentada em eventos no Brasil e exterior desde então.
MOBILE QUEST
www.martha.com.br/mobilequest/espiral.swf
digital interactive mobile art
slideshow – www.martha.com.br/mobilequest/
Martha Gabriel, 2010
Mobile Quest é um trabalho de arte digital interativo que aconteceu durante uma corrida com aproximadamente 500 corredores no SESC São Carlos em 25/abril/2010. Durante a corrida, eram capturados em tempo-real os dados de cada corredor e seus tempos de chegada, por meio dos chips que eles usavam. Esses dados iam formando, em tempo real, a imagem digital interativa Mobile Quest, transformando-os em uma pintura digital na tela. Cada corredor está representado na imagem por meio do seu tempo de chegada, sendo que o vencedor da corrida, com o menor tempo está no centro da imagem e os demais são apresentados como traços da espiral que forma a imagem, de modo que cada traço tem tamanho proporcional ao tempo de chegada de cada corredor. A paleta de cores foi cuidadosamente estudada para ser usada na formação dinâmica da espiral.
Durante a corrida, enquanto os corredores chegavam a imagem era formada, as pessoas presentes no ponto de chegada podiam interagir com o trabalho usando os seus aparelhos celulares enviando coordenadas que estouravam trechos de uma imagem de bolha para revelar a imagem, como num jogo de batalha naval.
A intenção desse trabalho foi criar o diálogo entre duas corridas – a corrida física que aconteceu em campo e uma corrida digital que aconteceu no dia do evento, na qual cada participante ou pessoa que estivesse no estádio de largada e chegada da corrida, podia interagir com o trabalho por meio de um celular, revendo o processo.
A imagem resultante forma uma espiral poética, que representa todos os corredores e cada um deles em função do seu tempo na corrida e sua colocação, criando uma pintura digital.
exposições
análise crítica
Mobile Quest foi uma obra de arte interativa, cuja experiência principal se deu durante a corrida no SESC São Carlos em 25/abr/2010. A imagem espiral resultante é a síntese, em forma poética, da experiência vivida naquele dia. A participação durante a corrida foi intensa e a imagem espiral contemplativa, tem sido apresentada em eventos no Brasil e exterior desde então.