Ócio Criativo
10 de Janeiro de 2012
Inter.ferences
10 de Janeiro de 2012

Arte

por Martha Gabriel, 10 de Janeiro de 2012

No War One World

Aug.2003 – “No War One World” – Description in English: Digital work (website & CD) developed with Aloice Secco and Cecilia Saito, selected and presented at FILE 2003 – Electronic Language International Festival, São Paulo, SP, Brazil; Hackers International Unauthorized Access Netart 2006.


NoWarOneWorld

www.martha.com.br/art/nowaroneworld/
jogo digital interativa on-line

Martha Gabriel em co-autoria com Aloice Secco e Cecilia Saito, 2003

Imagem – Screenshot do trabalho NoWarOneWorld

Desenvolvido em 2003 após a invasão dos Estados Unidos no Iraque, NoWarOneWorld é um jogo arte digital interativo que procura causar reflexão sobre a guerra. No contexto das grandes transformações ocorridas na história do mundo, a guerra  tem sido um dos fenômenos de extrema devastação da sociedade humana. As armas instrumentalizaram e habilitaram o homem ao poder de extermínio tanto do inimigo como de toda a humanidade. Inúmeras guerras estiveram ligadas à narrativa da história humana em que o desfecho é sempre uma incógnita. Entretanto, este trabalho está focado não para o viés das guerras bélicas em si, mas sim, para a abordagem em direção à paz. Neste sentido, procura ainda, na amplitude de seu universo sígnico, a reflexão sobre questões que permeiam suas complexidades, focando também na guerra pelo poder, na guerra oculta ou velada, na guerra pela sobrevivência, na guerra de gêneros, na guerra do jogo, etc.

O objetivo do jogo é apresentar ao mundo uma manifestação pela paz, por meio da força das palavras e pela colagem de frases de impacto, tanto daqueles que participaram do contexto de uma guerra, como pelo olhar dos grandes cientistas, dos intelectuais, dos pacifistas e de outras autoridades reconhecidas mundialmente. A apresentação se faz  pela criação de um jogo do tipo  “soldier toys” em que a ação do usuário em um campo de guerra, devolve frases sobre a paz. Estando disponível na Internet, o objetivo é ampliar sua contaminação, aumentando as complexidades e a interação com o usuário. As armas neste jogo são as palavras que pela associação de frases constrói a semântica do sistema.

exposições

  • 2003 – FILE Electronic Language International Festival, São Paulo, SP, Brasil;
  • 2004 – Consciousness Reframed, Beijing, China (apresentação de trabalho)
  • 2006 – Hackers International Unauthorized Access Netart

análise crítica

Além das exposições relatadas anteriormente, o trabalho NoWarOneWorld foi apresentado como paper no congresso Consciousness Reframed, 2004, Beijing,  China e numa seção informal para os alunos do IAMAS, Japão, em 2004.

Imagem – Screenshot da tela final do trabalho NoWarOneWorld

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!