AmpuLhETRA
10 de Janeiro de 2012
No War One World
10 de Janeiro de 2012

Arte

por Martha Gabriel, 10 de Janeiro de 2012

Ócio Criativo

Jan.2003 – “Ócio Criativo” – Description in English: Site on the web, constantly updated, focused on enriching the people’s idleness, transforming it not only in leisure or productive work, but also in moments of creation.


Ócio Criativo

www.ociocriativo.com.br
website interativo

Martha Gabriel, 1998

Imagem – Screenshot da entrada do website Ócio Criativo

O website Ócio Criativo tem por intenção proporcionar um espaço de interatividade que instigue a inspiração e criatividade, resgatando o conceito original, grego, de ócio.

Inspirado em “O Ócio Criativo” do filósofo Domenico De Masi sobre a evolução do trabalho, o ócio em questão não é o caracterizado pela cultura ocidental (não fazer nada), mas pelo conceito grego antigo, onde ócio é um estado de criação/lazer/aprendizado/prazer constante. O site intenciona transmitir este conceito através de seu conteúdo em constante crescimento e atualização, tornando todas as horas em ócio criativo.

As seções – Cartões Virtuais (pinturas), Frases (pensamentos de diversos pensadores e grupos), Trivias (curiosidades, desafios, ilusões de óticas, games), Chat e Inspirações – são áreas que representam atividades criativas que incorporam lazer, aprendizado e trabalho. O Chat e as mensagens diárias enviadas aos usuários cadastrados caracterizam também uma comunidade virtual, ligada pelo ócio criativo.

análise critica

Em 1998, foi lançado um site com sistema de citações, que em 2000 foi totalmente reestruturado e passou a se chamar Ócio Criativo incorporando as seções e sistemas que contribuiriam para o seu conceito. Com domínio próprio desde 2003 (www.ociocriativo.com.br), o site conta hoje com 18 mil pessoas cadastradas, que recebem diariamente uma newsletter com citações enviada pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!