Locative Painting
10 de Janeiro de 2012
Sensitive Rose
10 de Janeiro de 2012

Arte

por Martha Gabriel, 10 de Janeiro de 2012

ROSAdosVENTOS.mobi

Sept.2008 – “ROSAdosVENTOS.mobi” – Description in English: digital printed artwork (dimensions 1m x 1m) that functions as a compass rose created with mobile tags (QRCodes and Datamatrix) for navigating the digital online world. The panel works like a gateway between the physical and online digital world by scanning the compass rose mobile codes using any mobile device with camera (cellphones or PDAs). This artwork was presented at the Unicentro Belas Artes de São Paulo’s Postgraduate Program 10th Anniversary Exhibition, oct.2008, Brazil;invited at Mobilefest at Campus Party Brazil, jan.2009; invited at Exposição FLUIR, Resende, RJ, Brazil, ago.2009


ROSAdosVENTOS.mobi

Instalação – gateway mobile físico para o mundo on-line

Martha Gabriel, 2008

Imagem: Foto do quadro impresso ROSAdosVENTOS.mobi

ROSAdosVENTOS.mobi é uma instalação interativa que conecta o mundo físico offline com o mundo digital online por meio do celular e uma interface impressa (ver imagem na página anterior). Conceitualmente, é uma instalação que funciona como uma rosa dos ventos física offline que possibilita a navegação digital online, via celular.

A interface física impressa é uma rosa dos ventos formada por mobile tags que quando escaneadas pelas câmeras dos celulares permitem a navegação em sites mobile na internet.

As quatro direções principais da ROSAdosVENTOS.mobi – Norte, Sul, Leste e Oeste – fazem links para os quatro principais buscadores na internet – Google, Yahoo, MSN Search e AOL, respectivamente. A escolha de buscadores para as principais direções está associada ao conceito das rosas dos ventos, que são usadas para navegação e busca de destinos, como acontece também nos buscadores online, que nos auxiliam a navegar no ciberespaço. O fato do Google ser escolhido como Norte advém da sua importância no cenário online.

As demais tags do trabalho permitem navegação por:

a) quatro mensagens reflexivas sobre novos modos de navegação e os novos instrumentos que ligam os mundos online e offline.

b) quatro tags associadas a conteúdos contextuais e simbólicos: a Wepedia (enciclopédia mobile), Google Local (mapas e local), Answers.com (perguntas) e Weather.com (clima) mobile,

c) quatro links (tags) para interação em trabalhos de arte e tecnologia mobile da autora, a saber: Locative Painting, moZaico de voSes, Frases de Navegação e Site do ROSAdosVENTOS.mobi.

A figura abaixo mostra o esquema de links e mensagens da interface física:

Imagem: Esquema de links das mobile tags do trabalho ROSAdosVENTOS.mobi

Para interagir com a ROSAdosVENTOS.mobi é necessário apenas que as pessoas possuam um aparelho celular ou PDA com câmera fotográfica e um software de leitura de mobile de tags instalado.

exposições

  • 2008 – Exposição 10 Anos de Pós-Graduação, Unicentro Belas Artes de São Paulo
  • 2009 – convidado para o Mobilefest no Campus Party Brazil

análise crítica

Apesar de já ser de uso comum no Japão, as mobile tags ainda são novidade no Brasil, USA e vários países da Europa. Assim, nas exposições em que participou, as interações com o trabalho só ocorriam após instrução detalhada de como usar a tecnologia e instalação do leitor de mobile tags nos celulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!