TABELA DE TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS

Imperial Tech Foreshight, Imperial College London

by Anna Cupani, Richard Watson & Gaby Lee

 

Nota dos autores, no site: essa tabela de tecnologias disruptivas do Tech Foresight é projetada para fazer as pessoas pensarem, pelo menos periodicamente.

A ideia dessa tabela veio inicialmente da leitura das tecnologias emergentes na Wikipedia, que parecem precisas, mas também pouco palatável. Usando isso como ponto de partida, fizemos uma pesquisa para identificar tecnologias candidatas e, então, conversamos com vários experts e acadêmicos do Imperial College of London para validar nosso pensamento. Essa foi a parte fácil. A difícil foi, então, decidir o que não incluir e como rankear cada tecnologia.

Veja como funciona:

A tabela consiste de 100 tecnologias disruptivas potenciais, que definimos como aquelas capazes de uma significativa revolução social, econômica ou política.

Um eixo (o Y) rankeia o potencial de disrupção de alto para baixo, enquanto to outro eixo (o X) refere-se ao tempo, rankeado de perto para longe, apesar de não estar relacionado com o tempo de invenção da tecnologia, mas a sua ampla adoção ou ubiquidade.

As 100 tecnologias são, então, divididas em quatro grupos:

Horizonte um (verde) — novas tecnologias que estão acontecendo AGORA. Empresas deveriam estar integrando ou executando essas tecnologias imediatamente se elas são relevantes para os seus negócios.

Horizonte dois (amarelo) — são tecnologias prováveis em um futuro próximo (entre 10-20 anos). Empresas deveriam estar experimentando e discutindo essas tecnologias agora.

Horizonte três (vermelho) — são coisas prováveis de emergirem em um futuro mais distante (20 anos ou mais). Empresas deveria ficar de olho no desenvolvimento dessas áreas e explorar, se apropriado.

Finalmente, a parte externa da tabela (cinza) são o que chamamos de Tecnologias Fantasma — esse é um território de pensamento marginal com alguns exemplos beirando a loucura. No entanto, enquanto cada exemplo é altamente improvável, nenhum, ou muito poucos, são realmente impossíveis. Existe também uma piada escondida nessa sessão, que esperamos que os leitores sejam capazes de localizar.

Cada uma das 100 tecnologias receberam uma abreviação, seguida de uma descrição autoexplicativa. Cada tecnologia é, então, categorizada de acordo com um dos seguintes temas subjetivos: Ecossistema de Dados, Planeta Inteligente, Automação Extrema, Humano Aumentado e Interações Homem-Máquina.

Finalmente, na parte direita da tabela estão exemplos de empresas ou instituições ativas em cada um das áreas tecnológicas (aqui, nesse site, você acessa os exemplos clicando no quadro da Tecnologia na tabela). Esses exemplos não são recomendações, e se esquecemos algum significante, por favor, nos perdoe — as coisas andam rapidamente e novas empresas aparecem e desaparecem.

Algo que se destaca para nós aqui é o domínio das empresas dos Estados Unidos de forma geral e como muitas são ativas, como Apple, Google e Tesla em relação a muitas dessas tecnologias.

Se você quer saber mais sobre o processo ou receber uma imagem em alta resolução para imprimir, por favor entre em contato com techforesight@imperial.ac.uk

Links
List of emerging technologies – Wikipedia