Conteúdo de marca: Storytelling como estratégia de engajamento

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por Martha Gabriel, 4 de abril de 2016 08:21

Uma das principais consequências da era digital na vida das pessoas é a sobrecarga informacional decorrente da popularização e fragmentação das plataformas de publicação e compartilhamento de conteúdos. Associada a isso, temos experimentado uma aceleração tecnológica vertiginosa que impacta fortemente a nossa percepção de tempo, fazendo com que cada minuto do dia seja muito mais disputado. Nesse contexto, um dos maiores desafios para as marcas passa a ser a conquista da atenção dos seus públicos para engajá-los. Engajar é fazer com que o outro faça algo que queremos e, para que isso aconteça, é necessário que consigamos chamar a sua atenção e, ao mesmo tempo, despertemos nele a ação que desejamos. Como conseguir isso?

A forma de se consumir informação mudou em todas as suas dimensões – tempo, espaço, dispositivos -, portanto, o modo de se produzir conteúdos também precisa mudar. As marcas hoje enfrentam concorrência não apenas de outras marcas com seus produtos e conteúdos, mas também, e principalmente, dos conteúdos postados pelos próprios consumidores, seus amigos e famílias, clubes, grupos de estudo, escolas, blogs, mídias sociais, etc. etc. etc. O excesso de informação nos causa uma pobreza de atenção – esse fenômeno, chamado de economia da atenção, faz com que a coisa mais valiosa hoje seja a atenção do consumidor/cliente (e não mais apenas a audiência) e, para conquistá-la, é preciso ser mais relevante e atrativo do que o todo resto junto! Dessa forma, relevância tem se tornado mantra em todos os ambientes – da vida pessoal ao mundo dos negócios –, pois ela funciona como um imã de atenção.

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