No War One World
10 de janeiro de 2012
Free Will OR NOT Free Will
10 de janeiro de 2012

Arte

Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 10 de janeiro de 2012 14:20

Inter.ferences

May.2004 – “Inter.ferences” – Description in English: Interactive system that allows the study of the interferences caused by obstacles on the light beams, producing new frequencies and therefore new colors. Selected and presented at FILE 2004 – Eletronic Language International Festival, São Paulo, SP, Brazil; Subtle Technologies Festival 2008, University of Toronto, Canada.


inter.ferences

www.martha.com.br/art/interferences/

arte digital interativa on-line

Martha Gabriel, 2004

Imagem – Screenshot do trabalho inter.ferences

O modo como usamos e vivenciamos as cores contribui consideravelmente com o modo como sentimos e reagimos no mundo.  Devido a um fenômeno físico peculiar que ocorre com a luz, a interferência (interference), é possível observar a aparição de cores em ambientes onde teoricamente elas não existiriam, como as cores das bolhas de sabão, películas de óleo ou outros tipos de filmes finos.

Baseado na exploração do fenômeno da interferência, e inspirado na obra do artista venezuelano Cruz-Diez, o presente trabalho – inter.ferences – tem por intuito fornecer uma interface experimental para o fenômeno da interferência de modo que alterando-se padrões de cor, espessuras e movimentação de uma grade sobre um fundo listrado, novas cores são criadas na tela.

Por meio da experimentação dos diversos modos de interação, o presente trabalho se propõe a causar sentimentos e reflexões proporcionados pela própria interação em si e pelas novas cores obtidas durante a interação.

exposições

  • 2004 – FILE Eletronic Language International Festival, São Paulo, SP, Brasil;
  • 2008 – Subtle Technologies Festival, University of Toronto, Toronto, Canada.

análise crítica

O trabalho inter.ferences tem sido utilizado também como apoio para aulas de cores para explicar o fenômeno físico da interferência.

Imagem – Screenshot do trabalho inter.ferences

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *