“Se você não quer ser substituído por um robô, não seja um robô.”
— Martha Gabriel
A medida que as máquinas foram realizando trabalhos que antes eram feitos pelos seres humanos — e vimos que elas faziam melhor do que nós — , tivemos a oportunidade de progredir intelectualmente, buscar novos conhecimentos e desenvolvermos melhores estratégias. Isso é histórico, não começou agora. A grande mudança que assistimos com a evolução da inteligência artificial é a velocidade com que ocorre. Hoje, o crescimento é exponencial e exige dos profissionais constante transformação, educação permanente e saber lidar com os “seres digitais” — expressão usada por Martha Gabriel, professora de inteligência artificial, entrevistada pelo jornalista Mílton Jung, no programa Mundo Corporativo, da CBN.
Autora do livro “Você, eu e os robôs — pequeno manual do mundo digital” (editora Atlas) , Martha Gabriel insiste na ideia de que em vez de repudiarmos a tecnologia, saibamos usá-la em nosso favor: “o ser humano mediano é empoderado pela tecnologia; ele é melhor do que o melhor cara naquele assunto específico sem tecnologia”. Ela alerta para a necessidade da criação de políticas públicas que ajudem as pessoas a se integrarem rapidamente na sociedade digital, pois a defasagem no conhecimento vai se transformar em uma questão econômica e social.
“Se você quer fazer diferença na era digital, aprenda a perguntar. Quanto mais você perguntar mais respostas vem, mais você tem pensamento crítico.”
— sugere Martha Gabriel.
Assista a entrevista completa:
6 Comentários
Tive uma incrível surpresa ao tomar contato com está entrevista. Clareza e conhecimento. Não a conhecia, mas agora me aprofundarei nos livros de Martha Gabriel. Tradutora e intérprete de nossos (e novos) tempos
[…] Read More […]
Muito boa a palestra. Sou administrador de empresas e tenho 74 anos. Fiquei muito satisfeito com o que ouvi e vi. Tenho uma grande preocupação com que esses esclarecimentos cheguem a maior quantidade possível de pessoas.
Gostaria de ajudar.
Obrigado
Excelente! Sempre distribuindo conhecimento sobre esse universo de possibilidades que o digital nos oferece.
Parabéns Martha!
Interessante quando fale da pessoa mediana com o auxílio da tecnologia ser melhor que o melhor especialista sem ela. É se adaptar!
Assisti a palestra da Martha Gabriel na Conescap SP e achei maravilhosa.
Agora estou querendo conhecer todo o material produzido por ela e quanto mais vejo, mais gosto.