Mobile Quest
17 de setembro de 2012
iFlux
1 de novembro de 2012

Arte


Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 17 de setembro de 2012

MyI?

Aug.2010 – MyI? – O trabalho MyI? foi criado especialmente para a exposição Virtualidade/Espiritualidade em Munique a convite do curador. Segundo ele, o MyI? foi um dos trabalhos mais populares da mostra (http://goo.gl/VCNHf).


MyI?

www.myi.com.br/olho.swf
digital interactive on-line art

Martha Gabriel, 2010

Imagem: Screenshot do trabalho MyI?

MY I? é o mais recente  trabalho de arte digital da artista Martha Gabriel, criado para a exposição Virtuality/Spirituality Exhibition, curada por Horst Konietzny, que aconteceu em Munique em Maio/2010.

O trabalho é um olho que reflete sobre quem vê o que no mundo virtual – somos nós que vemos o computador ou é ele que nos vê? Ou são as pessoas que participam de toda a espiritualidade virtual criando seus trabalhos? Em ingles olho é “eye” e tem o mesmo som de pronúncia que “I”, que significa eu.

A pupila do olho na tela mostra a imagem das pessoas que estão vendo o trabalho. Ou seja, o observador está no centro do olho sempre, questionando quem está olhando para quem. A área ao redor da pupila, a íris, é formada por imagens provenientes da web, do Google Images. Essas imagens são relacionadas aos termos “meditação”, “reza” e “contemplação”, três aspectos essenciais da espiritualidade.

O significado desse olho/eu é a reflexão sobre nós mesmos dentro da espiritualidade virtual que nos cerca online. A intenção do trabalho é questionar o olho – ele está olhando para fora ou para dentro do computador? A câmera que coleta as imagens para a pupila está olhando para fora, mas a pessoa que está olhando o trabalho, está olhando para dentro.

Esse trabalho evoca contemplação (que é uma interação passiva) e interação ativa. A contemplação ocorre na íris, por meio das imagens reveladas na web sobre a espiritualidade virtual. Por meio da pupila o trabalho permite uma interação dinâmica do usuário. A composição das duas interações, tem como intenção causar a reflexão sobre nosso “olhar” sobre a web e nós mesmos, construindo nossa espiritualidade virtual.

MyI? funciona como uma digital pintura interativa e contemplativa refletindo sobre os aspectos contemporâneos da espiritualidade e virtualidade.

exposições

  • 2010  – Virtuality & Spirituality, Munique, Alemanha – mai.2010 – convidado, comissionado
  • 2010 – Editora Abril, São Paulo – trabalho participante da mostra solo no prédio da editora em São Paulo, durante a Semana Digital (set/2010)
  • 2010 – Galeria Olido, São Paulo – trabalho participante da mostra solo LIFE ON LINE OF LINE, durante o evento Outubro Independente 2010 (out/2010)
  • 2011 – Here Now, Ferrara, Itália – trabalho convidado para a mostra com curadoria de Viviana Puello (Vivid Arts Network)
  • 2011 – Venezia Project 2011, Veneza, Itália – trabalho convidado para a mostra com curadoria de Paolo Dogà (STUDIO ARTE CARAPOSTOL)

análise crítica

O trabalho MyI? foi criado especialmente para a exposição Virtualidade/Espiritualidade em Munique a convite do curador. Segundo ele, o MyI? foi um dos trabalhos mais populares da mostra (http://goo.gl/VCNHf).

Imagem: Foto da instalação do trabalho MyI? na exposição “Here Now” no Castelo da Estense em Ferrara, Itália, maio/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!