Sebrae Digital: Como funcionam as Metodologias Ágeis?

Sebrae Digital: Você sabe a diferença entre Inovação e Disrupção?
6 de novembro de 2018
Websérie Mundo Digital, Empresa Digital
19 de novembro de 2018

Sebrae Digital
Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 14 de novembro de 2018

A palavra de hoje é ÁGIL!

Uma das principais características para o sucesso num mundo VUCA, é ter agilidade, pois o futuro está cada vez mais incerto e o presente cada vez mais complexo, o que demanda flexibilidade para se adaptar rapidamente. Além disso, como a velocidade das mudanças hoje é altíssima, além de ágeis, precisamos ser também velozes.

Nesse contexto, as metodologias tradicionais de negócios não conseguem mais dar conta dos desafios atuais. Assim, a solução de planejamento e gestão que tem se mostrado mais eficiente são as metodologias ágeis, ou “agile” em inglês.

Elas surgiram da indústria de software e se disseminaram pelo mundo dos negócios, tornando-se um dos pilares para a transformação digital, pois focam em lidar com problemas complexos. Existem diversas metodologias ágeis, sendo SCRUM uma das mais populares.

Essas metodologias permitem ajustes no projeto e no produto conforme eles evoluem. Elas consideram as mudanças rápidas do ambiente – como os clientes, a tecnologia e os concorrentes – e vão se adaptando de forma flexível, criando aprendizado durante o processo. Isso garante o melhor resultado possível, de forma eficiente e sustentável para a empresa, ao mesmo tempo que maximiza a experiência do cliente em cada etapa.

E como está a agilidade do seu negócio?

Confira a seguir o vídeo sobre o assunto na websérie sobre Transformação Digital do SEBRAE Digital, apresentado por Martha Gabriel.

(*) Photo by chuttersnap on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!