Nov.2008 – “Sensitive Rose” – Description in English: Sensitive Rose is an interactive artwork that functions as a compass rose that maps and navigates in the desires of the people who participate. The interactions are done via cell phone and the compass rose forms a codified poetics of mobile tags (QRcodes) that cannot be deciphered in naked eyes. This artwork was commissioned by Nokia and has been presented as invited at Nokia Trends Sao Paulo 2008, Brazil, 28.nov.2008; Festival de La Imagen – Media Art, Manizales, Colombia, apr.2009; E-Poetry Festival 2009, Barcelona, Spain, apr.2009; ISEA International Symposium on Electronic Arts 2009, Belfast, Ireland, aug.2009; invited for solo exhibition at SESC Araraquara, Brazil, from nov.17 to dec.20.2009; awarded at Florence Biennale 2009, Florence, Italy, dec.2009; solo exhibition at Abril Corporation in sept/2010, Brazil; solo exhibition at Outubro Independente, Galeria Olido, São Paulo, 2010; Technarte 2010, Bilbao, 2010; Virada Digital 2012, Paraty, Brazil, 2012.
SENSITIVE ROSE
http://www.sensitiverose.com.br/rose.php
arte digital interativa mobile on-line
vídeo demo online – http://migre.me/2H7U
Martha Gabriel, 2008
SENSITIVE ROSE é uma rosa dos ventos interativa formada por mobile tags (QRcodes) que mapeia os desejos das pessoas.
O trabalho é uma grande projeção (3 m x 3 m) na qual as interações acontecem por meio do uso de telefones celulares ou dispositivos móveis, escaneando a tag de entrada na projeção. O interator, então, entrará em um formulário (no celular) e responderá a questão “O que você quer da vida?” Cada interação é mapeada por uma nova bolinha colorida colocada ao redor da tag relacionada com a resposta – se a pessoa escolhe amor, isso causará que uma bolinha apareça ao redor da tag “amor”, com a cor que o trabalho associa a amor (nesse caso, vermelho). Uma mobile tag é criptografada em QRcode com o texto “Fulano quer Amor e essa tag vai para a rosa dos ventos de desejos, substituindo a tag anterior relacionada a amor.
O desejo mais escolhido é sempre posicionado no Norte, e de acordo com a ordem de relevância das escolhas dos desejos, todos o trabalho se reconfigura quando uma relevância muda. Nesse sentido, o trabalho funciona como uma rosa dos ventos que navega no desejo das pessoas. A navegação, no entanto, deve ser feita por meio de uma poética codificada de mobile tags (QRCodes), pois os textos associados a cada tag não podem ser decifrados a olho nu, mas apenas com o uso de um aparelho que permita ver além da superfície (neste caso, o telefone celular). Outra intenção do trabalho é extrair a poética de QRCodes em uma poesia visual.
Do mesmo modo que a Poesia Concreta usava códigos alfabéticos – letras e palavras – utilizando suas características visuais para criar significado, o SENSITIVE ROSE tem o mesmo objetivo: criar uma poesia concreta interativa, formada de mobile tags (códigos visuais de informação) de um modo que a entrada e saída de dados seja feita completamente por meio do trabalho (na projeção).
exposições
análise crítica
O trabalho SENSITIVE ROSE conta com milhares de participações – mesmo quando não está em uma exposição física, novas interações acontecem diariamente via web. Além das exposições, essa obra é citada em vários sites sobre tecnologia QRcode, inclusive no UK e Holanda.