Community of Words
10 de Janeiro de 2012
SKINdoscope
10 de Janeiro de 2012

Arte

por Martha Gabriel, 10 de Janeiro de 2012

Digital Oracles

Mar.2006 – “Digital Oracles” – Description in English: Web-art work that raises questions and thinking about the search engines power and influence in our lives. Presented at Filler Project, Brazil, apr.2006; Upgrade!Boston, Boston, US, Jul.2006; FILE Festival 2006, Brazil, aug.2006; FILE Festival Rio 2007, Brazil, mar.2007; Special Mention atIII Media Arts – Festival de La Imagen – Colombia, apr.2007; Soundtoys, UK, nov.2007; Visionary Landscapes, ELO Conference 2008, US, may.2008;Consciousness Reframed 9: New Realities, Being Syncretic (as paper), Austria, jul.2008(http://www.digitaloracles.com.br/)


Digital Oracles

www.digitaloracles.com.br
arte digital interativa on-line
vídeo demo online – http://migre.me/2FVV

Martha Gabriel, 2006

Imagem: Screenshot da tela de interação do trabalho Digital Oracles

Digital Oracles é um trabalho de arte on-line interativa que visa causar reflexão sobre o impacto do uso dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc.) em nossas vidas.

Desde a antiguidade os oráculos têm sido usados pelos homens para ajudar na escolha de seus caminhos, e nos domínios da Era Digital em que vivemos não tem sido diferente: nós também usamos oráculos — os oráculos digitais. O crescimento contínuo da web e seu conseqüente aumento em complexidade torna muito difícil para os humanos encontrar informações que eles precisam ou desejam, sem o auxílio de algum sistema. Assim, para auxiliar os homens a encontrar caminhos dentro da infinidade de rotas da teia da web, surgem os oráculos digitais – como Yahoo.com, Google.com, etc. – mecanismos de buscas que são usados diária e frequentemente ao redor do mundo.

Associado à inegável utilidade e importância desses oráculos digitais — sem os quais nossas opções de acesso restringir-se-iam muito–, vem o grande poder que eles exercem sobre nós e a sociedade como um todo. Estudos mostram que: 1) durante uma busca nesses mecanismos na web,  a maioria das pessoas escolhe as opções apresentadas na 1ª página de resultados – os Top 10; 2) os mecanismos de busca não indexam toda a web, mas apenas uma pequena parte dela; 3) as regras e algoritmos por trás desses oráculos digitais são “caixas-pretas”.

Diferentemente dos oráculos antigos, onde as pessoas conscientemente se aconselhavam com eles conhecendo seu poder, atualmente muitas pessoas usam os oráculos digitais sem perceber seu poder, suas regras, não sabendo o que eles realmente são e o controle que exercem sobre nós e a sociedade como um todo.

Deste modo, este trabalho procura levar o participante a refletir sobre questionamentos relacionados aos oráculos digitais e seu poder sobre a vida digital através da interação com um oráculo por ele escolhido para responder uma pergunta, e interagindo com o sistema  antes de obter sua resposta.

exposições

  • 2006 – Projeto Calhau,  Brasil
  • 2006 – Upgrade!Boston, Boston, US
  • 2006 – FILE Festival, Brasil
  • 2007 – FILE Festival Rio, Brasil
  • 2007 – special mention no III Media Arts – Festival de La ImagenColombia
  • 2007 – Soundtoys, UK
  • 2008 –  Visionary Landscapes exhibition, Portland, US
  • 2008 – Consciousness Reframed 9: New Realities, Being Syncretic (as paper), Austria
  • 2010 – Café Filosófico CPFL “Digital Oracles: A Era da Busca”, Campinas – * convidado *

análise crítica

Da pesquisa realizada para a elaboração desse trabalho resultaram vários papers apresentados no Brasil e exterior e também impulsionou a escrita dos livros “Marketing de Otimização de Buscas na Web”, Ed. Esfera, 2008, e “SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca”, Ed. Novatec, 2009.

Essa pesquisa resultou também no programa Café Filosófico “A Era da Busca” exibido pela TV Cultura em 22.mai.2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!