Social e Search: duas faces da mesma moeda

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Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 6 de janeiro de 2012

“Conteúdo é rei, colaboração é rainha” – essa frase expressa com exatidão o momento que estamos vivendo nos meios digitais, em que o casamento entre search e social se transformou em um dos pilares estratégicos do marketing. Se no passado, o conteúdo reinava sozinho, hoje ele precisa cada vez mais da colaboração para poder reinar.  O conteúdo é rei porque ele é o motivo pelo qual as pessoas buscam e acessam o seu site. Conteúdo relevante para um dado público-alvo tem um potencial enorme de atrair esse público.

Foto by Martha Gabriel -- moeda de 1 Rupee já vem com "Like"

Foto by Martha Gabriel — moeda de 1 Rupee, Índia, 2011

Sem conteúdo bom e relevante, não existe colaboração em torno do assunto/tema/história que ele contém. A colaboração começa a partir de algo relevante para aquele público. Ninguém perde tempo em discutir e compartilhar conteúdos não interessantes, sem relevância.

No entanto, se no passado o conteúdo era o fator que mais pesava na fórmula da busca para ser encontrado pelo público, hoje, a colaboração, a interação e o social que envolve esse conteúdo é o que tem maior peso na balança.

Conforme as mídias sociais foram ganhando importância no cenário online, os buscadores – como Google, Yahoo, Bing etc – passaram a considerar cada vez mais os links provenientes de mídias sociais no algoritmo de busca – as pessoas (social) acrescentando inteligência à busca.

Hoje, segundo o site SEOMoz,  um dos principais sites de recursos de search marketing do mundo,  entre os mais de 200 fatores que influenciam o rankeamento de um conteúdo nos buscadores, apenas 15% se referem ao conteúdo em si (uso de palavras-chave no conteúdo) e 35% à colaboração (tráfego na página, links de popularidade, social graph), isso sem contar os anchor-texts de links externos (palavras com as quais o conteúdo é linkado a partir de outras páginas).

Dessa forma, hoje, por mais que as técnicas de SEO on-page sejam aplicadas de forma impecável em um conteúdo, ele não conseguirá rankear bem se não tiver uma estratégia de SMM (Social Media Marketing) para conseguir links e tráfego.

Em outras palavras, o conteúdo sozinho (on-page) não consegue mais ter relevância sem o apoio do social (colaboração off-page). Isso significa que não é possível desenvolver uma estratégia de busca de sucesso sem uma estratégia em mídias sociais alinhada.

E é importante ressaltar que quando falamos em conteúdo aqui, estamos nos referindo a qualquer conteúdo digital – páginas, vídeos, aplicativos mobile, games etc. Portanto, essa relação entre conteúdo e colaboração vale para os meios digitais como um todo e tende a se fortalecer.

Se por um lado a busca depende do social, por outro o social também depende da busca. Em todos os ambientes sociais a busca é necessária. As pessoas buscam outras pessoas, aplicativos, assuntos etc.
As pessoas buscam, inclusive, em decorrência de ações nas mídias tradicionais. Segundo um artigo na revistaProXXIma, 67% dos usuários impactados por um comercial de televisão vão para os buscadores.

O ambiente social se torna mais e mais interessante na medida em que as pessoas encontram o que desejam e o que é relevante para elas dentro desse ambiente. A busca é a vitrine, o social dá a reputação para o seu produto/serviço/marca.

Se olharmos um pouquinho mais longe no passado, vemos que o ambiente digital hoje replica o que já acontece há séculos na sociedade.

O ser humano sempre buscou baseando-se nas suas necessidades (conteúdos que as atendam) usando os melhores recursos para tal em cada circunstância e contando com a validação e colaboração das recomendações de amigos e parceiros.

O que muda da antiguidade para os dias digitais de hoje são as ferramentas de busca (muito mais sofisticadas e rápidas) e a quantidade de amigos e parceiros, que é vertiginosamente maior.

Ao invés de usarmos os nossos cérebros e instintos humanos apenas, para a tomada de decisões, contamos agora também com o cérebro eletrônico e a participação de milhares de pessoas opinando e recomendando.

Assim, tanto no passado quanto nos dias atuais, o social e a busca têm andando de mãos dadas e, quando bem utilizados, são diferenciais competitivos importantes.

Torçamos para que com a penetração digital crescente e as facilidades que ela traz, não deixemos de continuar usando os nossos cérebros e instintos humanos também na equação social + busca 😉

— por Martha Gabriel, em 20/jan/2011

OBS – Artigo publicado originariamente no Mundo do Marketing e HSM Online

1 Comentário

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