Agradecer para Crescer. Crescer para Agradecer.

Cérebro e Tecnologia: o bit nosso de cada dia
26 de setembro de 2012
Net-working ou Not-working? Eis a questão!
25 de novembro de 2012
Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 22 de novembro de 2012 02:37

Estamos na era do Nowismo, da Modernidade Líquida, do Tempo Real e da Economia da Atenção. O Presente está repleto de tudo, e tão denso de informação e atividades, que não temos mais tempo de pensar no passado ou no futuro. Temos cada vez mais de algumas coisas — tecnologia, informação, entretenimento, links, velocidade, etc. — e, ao mesmo tempo, cada vez menos de outras — tempo, atenção, contato. Vivemos a Era do Crescimento Exponencial, segundo Kurzweil. Tudo isso tem inegavelmente transformado as nossas vidas e o ritmo do cotidiano. Fato.

No entanto, por mais que a velocidade de tudo seja estonteante, o tempo é e continua sendo inelástico. O homem das cavernas tinha as mesmas 24 horas por dia que nós temos hoje. O problema dos dias atuais não é a falta de tempo, mas o que escolhemos fazer nas nossas 24 horas do dia.

Olho no Céu -- foto by Martha Gabriel, out.2012

Olho no Céu — foto by Martha Gabriel, out.2012

Penso e gosto de acreditar que, por mais que o mundo acelere, quem está no comando das nossas vidas somos nós, e que somos o resultado das nossas escolhas — desde as micro opções, como o que se decide comer e beber todos os dias, até as macro, como decisões de trabalho, viagens, casamento, etc. Todos os dias somos agraciados com 24 horas em branco que podemos pintar com o que quisermos! Recebemos todos os dias um cheque em branco para preencher. Essa é a essência do livre arbítrio que todo ser humano deveria usar, mas que na correria do dia a dia, acabamos esquecendo que temos e a nossa vida vai sendo preenchida por outros, sem que percebamos.

Quando nos responsabilizamos pelas escolhas nas nossas vidas é inevitável que paremos de quando em quando para planejar o que vamos “pintar” nos nossos dias e para avaliar como estamos indo, o que já fizemos e qual o resultado da nossa “pintura”. Quem é levado pelo turbilhão da vida não para para refletir e avaliar. No entanto, para que possamos usar bem o nosso “cheque em branco” de cada dia, esses momentos de reflexão são essenciais.

Quando paramos para pensar, avaliar e refletir, é inevitável reconhecer tudo e todos que nos fizeram chegar onde estamos. Cada pessoa, cada acontecimento, cada coisa que passa por nossas vidas contribui para que sejamos o que somos. Tanto as coisas boas como as coisas ruins nos moldaram e nos trouxeram até aqui. Por isso temos que agradecer sempre por tudo. Além disso, a gratidão é um dos mais poderosos bálsamos para a alma pois ela multiplica as coisas boas e tira o poder das ruins, pois ela coloca o seu foco nas coisas boas e enfraquece a atenção para as ruins. A gratidão propaga energia e ações que alinham nossos corações e nos elevam. Assim, quem está no comando de sua vida sempre tem muito pelo que agradecer e, quanto mais agradecemos, mais temos. E quanto mais temos, mais agradecemos, criando um ciclo virtuoso de energia.

Vamos refletir um pouquinho? Algumas frases sábias sobre gratidão:

  • Quando você agradece, o medo desaparece e a abundância aparece.” — Anthony Robbins
  • O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.” — John Miller
  • Tudo aquilo pelo que você agradece aumentará em sua vida.” ― Sanaya Roman
  • Algumas pessoas reclamam que rosas têm espinhos; Eu sou grato porque os espinhos têm rosas.” — Alphonse Karr
  • A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras.” — Cícero
  • O que fazemos por nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal.” — Albert Pine
  • Agradeça pelas bênçãos desconhecidas que estão a caminho.” — Ditado Indígena Americano
  • Porque todas as coisas contribuem para o seu progresso, você deveria incluir todas as coisas em sua gratidão.” — Ralph Waldo Emerson
  • Se a única prece que você diz é ‘obrigado’, isso é suficiente.” — Meister Eckhart
  • Devemos encontrar tempo para parar e agradecer as pessoas que fazem diferença em nossas vidas.” — J F Kennedy

Espero que todos nós tenhamos tempo para refletir e muito o que agradecer sempre, todos os dias, e que todo dia seja Dia de Ação de Graças.

— Martha Gabriel
Dia de Ação de Graças
22.nov.2012, 28.nov.2013

(*) Photo by Ben White on Unsplash

9 Comentários

  1. Alex Vieira disse:

    Obrigado Martha por fazer a diferença na minha vida pelos teus conhecimentos.

  2. Agradecer é estar em sintonia com o mundo. Elevar nossa energia à mais alta vibração. Obrigado por nos lembrar disso.

  3. Vanderlei Custódio da Aparecida disse:

    Meu mais profundo respeito a você que pelo seu alto grau de profissionalismo e preocupação com o ser humano, conseguiu também me comover para a importância da era digital.

  4. Carlos Piazza disse:

    Martha sempre conectada nos canais humanos…tem tudo isso e ainda muito agradecimento pelo que ela já fez para mim. Tem coisas que não tem preço!!

  5. Cláudia disse:

    Martha, Muito Obrigada pelo Lindo Texto, inspirador e profundo! Concordo com todas as frases… A gratidão traz uma energia tão forte e tão intensa que cria uma atmosfera propicia para que tudo de bom aconteça… Tudo de bom para você…

  6. Edevaldo Souza disse:

    Olá Martha,

    Sou praticante da gratidão, procuro fazer isso diariamente e percebo que isto faz muita diferença na minha vida.

    Obrigado pelo post, estou certo de que ajudará a muitos!

    Obrigado por suas contribuições para nosso crescimento.

    Obrigado pelo que você é.

    Tenho no ‘bolso’ uma palestra muito interessante sobre este tema que, caso não conheça, desejo compartilhar:

    https://www.youtube.com/watch?v=UtBsl3j0YRQ

    Um forte abraço,

    Edevaldo

  7. Graça Taguti disse:

    Martha, muito obrigada. Todas as noites leio suas reflexões. Adoro você! Grande beijo

  8. Que texto maravilhoso. De fato, a gratidão nos faz alcançar lugares muito maiores, vivenciar experiências indescritíveis. Que sempre possamos lembrar que a gratidão não é pontuada pelas coisas boas ou ruins que estão acontecendo nas nossas vidas. Elas simplesmente precisa existir em todo o tempo.
    Obrigada pelo lindo e coerente texto Martha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *