SKINdoscopeSL
10 de janeiro de 2012
ROSAdosVENTOS .mobi
10 de janeiro de 2012

Arte

Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 10 de janeiro de 2012 14:28

Locative Painting

Dec.2007 – “Locative Painting” – Description in English: locative web artwork that forms a painting on the screen where the strokes are giving by the participants according to their geographical position (zip code). The participant chooses the stroke color and his/her stroke is given from the previous participant’s position to his/her location on the screen. After participating, the person receives the painting with his/her stroke by email and SMS (on the cell phone). Each person has his/her moment in the painting and the strokes connecting people creates the painting community exchanging and crossing paths. This art work was created with the support of Nokia and has been presented as invited atNokia Trends 2007, Brazil, 8.dez.2007. Presented atFILE São Paulo 2008, Brazil, aug.2008; invited atChain Reaction Exhibition 2008, Skopje, Macedonia, 2008; 7 ART Exposição EntreMeio, Museu Nacional Brasilia, 2008; invited at Vivo arte.mov: 3rd International Art Festival on Mobile Media, Belo Horizonte, Brazil, 2008; FILE Rio, Rio de Janeiro, Brazil, mar.2009.


Locative Painting

http://www.locativepainting.com.br/flash.html?opcao=1&linguagem=EN

arte digital interativa locativa mobile on-line
vídeo demo online – http://migre.me/2H4L

Martha Gabriel, 2007

Imagem: Screenshot da tela de interação na Web do trabalho Locative Painting

Locative Painting é um trabalho de web art que forma uma pintura na tela do computador onde as pinceladas são criadas pelos participantes de acordo com suas posições geográficas (CEP) gerando, assim, uma mídia locativa.

O participante escolhe a cor da pincelada e ela é pintada a partir do local da participação anterior até a posição do participante na tela. Depois de interagir, a pessoa recebe a imagem da pintura por e-mail, incluindo sua pincelada em destaque com o seu nome escrito. O trabalho também envia um SMS para telefone celular do participante, quando o contexto do evento assim permite.

Permitindo que cada participante crie uma pincelada baseada em sua localização geográfica, o trabalho possibilita que cada pessoa tenha seu momento único na pintura. Por outro lado, como todas as pinceladas conectam as localizações de pessoas e permitem assim uma multitude de caminhos cruzados, o Locative Painting cria uma pintura comunitária intercambiando e cruzando caminhos que talvez nunca existissem na vida.

Tecnicamente, o trabalho é formado por três camadas sobrepostas – a) um layer local com o mapa da cidade de São Paulo escondido por trás; b) um layer de país com o mapa do Brasil escondido por trás e; c) um layer global com o mapa do mundo por trás. Todas as posições são calculadas usando os sistemas do Google Maps e dos Correios Brasileiro – cada código postal fornecido é transformado em latitude e longitude absolutas que permite que a pincelada seja pintada na posição correta da tela conforme o layer a que deve pertencer.

Existem muitos benefícios e consequências relacionados às mídias locativas. Suas potencialidades e implicações aumento conforme as tecnologias locativas se desenvolvem. No entanto, as intenções deste trabalho são: a) criar reflexão sobre a facilidade de se ser localizado independentemente de qualquer aparato tecnológico e; b) extrair de algumas maneiras a poética revelada pelas localizações e suas conexões digitais emergentes.

exposições

  • 2007 – Nokia Trends São Paulo, Brasil
  • 2008 – FILE São Paulo, Brasil
  • 2008 – convidado para o Chain Reaction Exhibition, Skopje, Macedonia
  • 2008 – 7 ART Exposição EntreMeio, Museu Nacional Brasilia
  • 2008 – convidado para o Vivo arte.mov: 3o Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, Belo Horizonte, Brasil
  • 2010 – Editora Abril, São Paulo – trabalho participante da mostra solo no prédio da editora em São Paulo, durante a Semana Digital (set/2010)
  • 2010 – Galeria Olido, São Paulo – trabalho participante da mostra solo LIFE ON LINE OF LINE, durante o evento Outubro Independente 2010 (out/2010)

análise crítica

Lançado no final de 2007, em 18 meses o trabalho já recebeu mais de 800 interações (pinceladas). Devido às características únicas de cada interação, o trabalho foi também impresso em Gicleé com a imagem gerada logo após a sua estréia, com mais de 300 interações no Nokia Trends 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *