SKINdoscope
10 de Janeiro de 2012
Locative Painting
10 de Janeiro de 2012

Arte

Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 10 de Janeiro de 2012

SKINdoscopeSL

Jul.2007 – “SKINdoscopeSL” – Description in English: Second Life version of the SKINdoscope artwork (see concepts in the work below), where the kaleidoscope is formed by the leaves of a tree. Each avatar who interacts creates a leaf with his/her skin color and each 10 leaves created causes the tree to produce a coin of L$ 1,00, which can be taken by any avatar who touches it. To participate of SKINdoscope SL, search skindoscope inworld and teleport yourself, or just click here.
Exhibited at Visionary Landscapes, ELO Conference 2008, US, may.2008;ISEA 2008 International Symposium on Electronic Art(as artistic presentation), Singapore, jul.2008.


SKINdoscope SL

arte digital interativa on-line no Second Life

 Martha Gabriel, 2007

Imagem: Screenshots da telas de interação do trabalho SKINdoscope no Second Life. A primeira imagem mostra um avatar interagindo no início do projeto e a segunda imagem mostra o resultado depois de várias interações

Baseando-se na cor da pele das pessoas, o presente trabalho – SKINdoscope SL –constrói uma árvore no Second Life onde cada pessoa que interage é inserida na mesma como uma folha com a cor de pele da pessoa (ou avatar). Essa é a versão no SL do trabalho SKINdoscope na web, no qual a poética e resultado visual se formam e dependem das relações entre as folhas e as formas e cores de cada uma, num jogo de alteridade e identidade.

De acordo com o número de interações (folhas criadas), a árvore produz moedas de L$ 1,00 que podem ser pegas por qualquer avatar que as toque. As moedas representam a riqueza da interação e diversidade das pessoas. Essa habilidade de nascer dinheiro em árvore e de ser capaz de dá-lo é única e pode ser conseguida atualmente, de um modo confortável de interação, no Second Life.

Deste modo, este trabalho procura levar o participante a refletir sobre questionamentos relacionados à poética da alteridade, o valor e importância da diferença, além do cibridismo e inter-relação entre o online e o físico – avatar e ser humano por detrás dele.

exposições

  • 2008 –  Visionary Landscapes exhibition, Porland, US
  • 2008 – ISEA 2008 International Symposium on Electronic Art (artistic presentation), Singapore

análise crítica

Depois de ficar no ar por um ano, o trabalho foi desativado no Second Life. A participação nessa plataforma ainda é muito pequena, mas a experiência de manter um trabalho de arte no ambiente do Second Life foi muito rica, gratificante e interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar Newsletter

NEWSLETTER

Quer receber novidades sobre cursos e eventos e as últimas atualizações do blog? Assine a newsletter!