Martha Gabriel aborda relação da aprendizagem ativa com a tecnologia

Martha Gabriel fala sobre tecnologia e educação na Era Digital à Revista TecEduc
3 de maio de 2016
A importância do Big Data no Ensino Adaptativo segundo Martha Gabriel
3 de maio de 2016
Martha Gabriel
por Martha Gabriel, 3 de maio de 2016 14:22

Consultora fala sobre processo de transformação da aprendizagem considerando a revolução da tecnologia na educação

Já reparou como as crianças estão tendo contato com a tecnologia cada vez mais cedo? Bastam apenas alguns toques com os dedos nas telas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e pronto, elas encontram o que procuram: fotos, vídeos, aplicativos, entre outros. E você, educador, já parou para pensar sobre essa tendência de comportamento?

Do ponto de vista pedagógico, é algo que pode facilitar a aprendizagem. Quer saber como? A consultora e palestrante Martha Gabriel explica! Segundo ela, os ambientes digitais incentivam a aprendizagem ativa, colocando os estudantes como protagonistas de sua própria aprendizagem. O tema é abordado, inclusive, em sua obra intitulada “Educ@r – A (r)evolução digital na educação”. Veja o que ela falou especialmente à TecEduc sobre o assunto!

“A principal característica que os ambientes digitais possuem e que transforma totalmente a educação, a meu ver, é a aprendizagem ativa, em que o estudante se coloca no centro da educação, passando de um recipiente passivo para um agente empoderado. Isso muda tudo! Por exemplo, as crianças hoje, desde bebês, já são agentes de sua própria educação, baseada em seus interesses: tipo de mídia, velocidade para consumir cada conteúdo, horários para atuar, etc. Nesse processo de transformação do polo de poder da aprendizagem, a função do professor/pai/educador passa a ser essencial e vital para tutorar esse caminho que o estudante escolhe, mas não mais como provedores de conteúdo e informação e, sim, como catalisadores do processo de aprendizagem: orientando, incentivando, balizando, ponderando e auxiliando no seu processo de descoberta e retenção. Quanto maior o poder de acesso à informação em idades cada vez menores, maior a importância dessa tutoria para a formação de seres humanos éticos e equilibrados. Acredito que existe um paradoxo importante relacionado à penetração tecnológica nas nossas vidas: quanto mais a tecnologia penetra em nossas vidas, mais importantes se tornam os valores humanos. Assim, a característica que os ambientes digitais oferecem de centralizar a aprendizagem nos estudantes possibilita transformações efetivas, não apenas na cognição, mas na atitude e responsabilidade compartilhada em relação a ela.”

Mais da série #MarthaGabrielNaTecEduc:
Parte 1: Martha Gabriel fala sobre tecnologia e educação na Era Digital à Revista TecEduc
Parte 2: Martha Gabriel aborda relação da aprendizagem ativa com a tecnologia
Parte 3: A importância do Big Data no Ensino Adaptativo segundo Martha Gabriel
Parte 4: Martha Gabriel dá dicas para uso da tecnologia na educação

* Artigo originalmente publicado na revista TecEduc do Positivo em 03/03/2016: http://www.positivoteceduc.com.br/em-pauta/martha-gabriel-aborda-aprendizagem-ativa-e-tecnologia/

(*) Photo by Thought Catalog on Unsplash

1 Comentário

  1. […] 1: Martha Gabriel fala sobre tecnologia e educação na Era Digital à Revista TecEduc Parte 2: Martha Gabriel aborda relação da aprendizagem ativa com a tecnologia Parte 3: A importância do Big Data no Ensino Adaptativo segundo Martha Gabriel Parte 4: Martha […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *