Escalabilidade é a palavra de hoje, e é uma dimensão extremamente importante de qualquer negócio, porque impacta a sua produtividade e vantagem competitiva.
Ser escalável é ter a capacidade de mudar de tamanho – portanto, de escala – conforme a necessidade.
Quanto mais escalável for um negócio, maior a sua facilidade para se adaptar à cenários complexos, como o atual. A escalabilidade procura minimizar recursos e maximizar resultados, definindo o quanto uma empresa pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.
As tecnologias digitais ampliaram consideravelmente as possibilidades de escalar qualquer negócio, pois aumentam significativamente a quantidade e alcance dos canais de comunicação e vendas. E, ainda, se o produto for digital, como, por exemplo e-books e jogos, os canais de distribuição também se ampliam.
Algumas empresas conseguem escalar exponencialmente, ou seja, para cada recurso que adicionam no negócio, o resultado que alcançam é exponencialmente maior. Essas são chamadas de organizações exponenciais, como é o caso de Amazon, Google e Airbnb, por exemplo.
Escalabilidade – e, se possível, exponencial – deve ser meta de qualquer empresa na era digital.
E como está a escalabilidade da sua empresa?
Confira a seguir o vídeo sobre o assunto na websérie sobre Transformação Digital do SEBRAE Digital, apresentado por Martha Gabriel.
(*) Photo by Samuel Zeller on Unsplash
3 Comentários
[…] metodologias Ágeis? Ep. 4 – O que é um MVP ou Mínimo Produto Viável? Ep. 5 – Seu negócio é escalável? Ep. 6 – UX e CX: Bem-vindo à era da […]
A escalabilidade procura minimizar recursos e maximizar resultados, definindo o quanto uma empresa pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção
Uau, conteúdo rápido, simples de entender, muito bem elaborado, bem estruturado, parabéns por este conteúdo de qualidade!